O que é biossegurança? Certamente é essa pergunta que você está fazendo agora, caso ainda não tenha ouvido falar deste termo. Neste artigo vamos explicar o conceito e ainda mostrar por que maquiadores profissionais devem estar atentos a isso no seu dia a dia de trabalho. Uma postura que faz toda diferença.
O que é biossegurança?
Em uma definição livre e adaptada de (TEIXEIRA E VALLE, 1996), Biossegurança é a condição de segurança que se pode alcançar ao atender a um grupo de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos que possam comprometer a saúde humana ou animal e gerar impacto negativo no meio ambiente. Preocupar-se com biossegurança é levar em conta todos esses aspectos.
Como evitar riscos e atender as diretrizes da biossegurança na maquiagem?
Os maquiadores profissionais atuam em sua rotina de trabalho aplicando diversas técnicas. Isso vai depender da categoria da maquiagem que pode ser: maquiagem social, maquiagem artística, e ainda maquiagem de caracterização.
Para chegar ao resultado final, são usados produtos e materiais específicos, além de também contar com uma estrutura física (ambiente) especial entre outros fatores. É nesse cenário que os conceitos da Biossegurança devem ser aplicados para evitar riscos, como já mencionamos.
Conheça alguns dos riscos relacionados à profissão de maquiador:
- Biológicos: a manipulação e o uso de produtos e objetos como batons, pincéis, lápis de olho, lápis de lábios, etc., podem resultar em processos biológicos naturais que, se não forem equilibrados em um ambiente asséptico e controlado podem gerar doenças. Conjuntivite, dermatites e herpes são as mais frequentes.
- Químicos: em geral os riscos químicos estão relacionados ao uso e ao tipo de produto que se aplica durante a maquiagem. Fatores como a composição da fórmula, data de validade, devem ser observados para não causar alergias cutâneas.
- Físicos: já os riscos físicos, estão mais associados a problemas de ergonomia. Altura da mesa de trabalho, da cadeira do maquiador e até do espelho podem contribuir para doenças como LER (lesão por esforço repetitivo) ou até outros problemas encarados como “mais simples”, porém que atrapalham a rotina do profissional, como ocaso de dores musculares e cefaleias.
Vale lembrar que todos os riscos descritos não atingem somente o maquiador profissional. Pode atingir também o cliente e outros profissionais que atuem no mesmo ambiente e estejam expostos as mesmas condições.
Por que maquiadores profissionais devem atentar para a biossegurança?
Atender as normas de biossegurança beneficia o próprio maquiador. Trabalhar todos os dias no mesmo ambiente e na execução de uma tarefa repetitiva, muitas vezes, exige cuidados, entre eles higienizar e cuidar de seus produtos e materiais de trabalho, evitando assim, riscos de contaminação, beneficiando inclusive seus clientes, evitando alergias, cortes, irritações ou doenças mais graves.
Seu espaço de trabalho e seu “modus operandi” é o seu cartão de visita. Num mundo repleto de maquiadores, você já pensou como você irá se destacar e fidelizar seus clientes? A resposta é: apostando em entender o que é biossegurança e como aplica-la ao seu dia a dia.
Conceito explicado! Agora é conferir e fazer os ajustes necessários no seu espaço de trabalho.