Estima-se que a maquiagem tenha surgido há aproximadamente 6.000 anos e sua principal função não era embelezar as pessoas, mas sim protegê-las de queimaduras solares e infecções. Também há relatos do uso da maquiagem para diferenciação de tribos e cultos religiosos.
Na Roma Antiga já usavam cosméticos para branquear a pele e evidenciar a região dos olhos por questões estéticas, mas o nome como conhecemos atualmente é de origem francesa, tradução da palavra “maquillage”.
A maquiagem está cada dia mais elaborada e, atualmente, contamos com produtos específicos para região, contendo inclusive ativos que ajudam a rejuvenescer nossa pele.
Mulheres (e homens) ao redor de todo o mundo usam maquiagem, mas você sabe como cada país se relaciona com ela?
Conheça um pouco mais sobre outras culturas e se inspire para criar novas produções baseadas em países diferentes!
Japão
As japonesas são obcecadas por maquiagem e suas produções transitam entre as básicas com aspecto natural até as mais complexas, inspiradas em personagens de anime.
Mas uma característica que todas têm em comum é deixar os olhos maiores, com uso de lentes de contato, lápis branco na linha d’água e contornos para fora dos cílios inferiores.
Tudo para criar a impressão de que seus olhos originalmente amendoados sejam grandes e expressivos.
Egito
O primeiro registro de maquiagem da história da humanidade foi no Egito Antigo e os produtos eram usados para proteger os olhos de infecções e a pele de queimaduras do sol.
É comum vermos representações em filmes e na inconfundível Cleópatra, o uso de lápis preto bem marcado nos olhos. O que na verdade retrata o uso de uma substância criada pelos próprios egípcios à base de chumbo que aumentava a imunidade do organismo, principalmente na região dos olhos, que eram mais suscetíveis a infecções devido às bactérias encontradas no rio Nilo. Interessante, não é mesmo?
França
Muito ligadas no universo da moda, as francesas sempre procuram transmitir as últimas tendências da passarela em suas maquiagens.
Entretanto, a máscara de cílios e delineador preto são os queridinhos e acompanham quase todas as produções.
Se você der uma volta pelas ruas de Paris, verá que uma pele natural, um olho gatinho e um batom colorido (geralmente vermelho) é o look padrão das mulheres por lá.
Espanha
Uma das principais características da maquiagem espanhola é a sensualidade. As mulheres gostam de mostrar sua feminilidade com produções bem elaboradas, principalmente na região dos olhos e batom vermelho.
Também é possível encontrar muitas cores e cintilância durante o verão do país europeu, as espanholas partem do princípio de que maquiagem deve aparecer e usam e abusam para tornar suas produções chamativas e provocativas.
Índia
A cultura indiana usufrui da maquiagem de diferentes formas. Em dias festivos como celebrações religiosas e casamentos, a maquiagem é bem marcada e adornada de acessórios como jóias, pedras e bijuterias.
Já no dia-a-dia, as mulheres indianas geralmente fazem uma maquiagem simples, reforçando apenas o olhar com lápis preto.
Algumas mulheres também podem fazer um pequeno ponto vermelho no centro da testa, o chamado Sagrado Ponto Bindi, que significa o poder feminino (shakti) e, segundo a cultura do país, oferece proteção espiritual a elas e seus maridos.
E aí, qual dos países acima vai inspirar sua próxima make? Conta pra gente!!