Sabe quando você olha para as fotos de tirar o folego que estão nas campanhas publicitárias? O grande responsável por essas produções é o maquiador de editorial! Com makes criativas e inspiradas nas locações e conceitos trabalhados e escolhidos para cada sessão, esses profissionais precisam ser versáteis.
Quando a maquiagem é feita para um editorial, o trabalho envolve maquiar modelos e os clientes são as marcas, revistas ou agências. As sessões de fotos costumam ser longas e podem acontecer nos mais diversos lugares, desde os estúdios e, até mesmo, em locais abertos, como praças, florestas e praias.
Mas, se você está se perguntando o que é necessário para ser profissional nesta área e qual a função destes maquiadores, a gente vai te explicar tudo!
O maquiador de editorial
Chega cedo no ensaio, avalia a iluminação, os looks, prepara a pele e começa a transformação. O maquiador de editorial faz desde as makes com efeitos mais naturais, até mesmo as produções mais elaboradas com muitas cores, efeitos e texturas.
O profissional fica atento durante toda a sessão, para entrar em ação caso seja preciso fazer algum ajuste ou retoque. A mala de maquiagem sempre está próxima e preparada para os trabalhos nas mais diversas locações.
Vale lembrar que o trabalho começa bem antes do dia da sessão, pois o profissional precisa se preparar, conhecendo o tema da campanha e buscando alternativas para as makes.
Diversidade de conhecimento
Conhecer os conceitos de colorimetria para aplicar na hora da maquiagem é essencial para o maquiador de editorial. Além disso, o profissional precisa ter conhecimento sobre iluminação, luzes e sombras, pois isso vai interferir diretamente no resultado das makes.
Saber combinar as cores certas, além de identificar o círculo cromático, que é a representação das cores, vai ajudar a garantir uma make mais harmonizada e fazer com que o maquiador consiga explorar diversas possibilidades.
Atualização
Para os editoriais, é preciso ser versátil e estar atento para todas as novas tendências, técnicas e produtos. Cada make precisa ser única e arrasadora e estar atualizado vai ajudar o maquiador a ser mais criativo e trazer à tona produções que vão surpreender. O maquiador de editorial precisa buscar por novas referências constantemente, para que seja capaz de inovar em cada sessão.
É preciso se capacitar!
O profissional que vai trabalhar com as maquiagens para editoriais precisa estar preparado, conhecer as tendências mais atuais e saber lidar com diferentes tipos de pele. Se você se identificou e quer seguir nesta carreira, busque se capacitar!
A Catharine Hill oferece um curso de Maquiagem para Editorial que conta com um conteúdo completo que vai preparar os profissionais para o desenvolvimento e criação de várias produções.
Exemplos de sucesso
Vários profissionais se destacam como maquiador de editorial e entre eles está o maquiador e cabeleireiro, Felipe Prochmann, que trabalha com makes focadas para publicidade e cinema. O profissional tem em seu currículo vários trabalhos feitos em filmes, propagandas para televisão e fotografias publicitárias.
O Felipe Prochmann já participou de duas lives no nosso Instagram e compartilhou várias dicas muito legais sobre maquiagem para editorial. Se você ainda não segue a gente (@catharinehilloficial), vai lá e fica por dentro de tudo!